5 de abril de 2009

Yes, nós temos cachinhos!


Em meus planos mais otimistas, minha primeira viagem internacional seria aos 30 anos. E 9 anos antes, minha amiga de faculdade Melissa, me convidou para ir com ela, ao Chile. Fiquei extasiada, só pensava na viagem e não pesquisei absolutamente nada sobre o lugar que passaríamos quase um mês. Portanto, tudo seria surpresa!

Ficaríamos na casa de uma família amiga do namorado da Mel que já tinham se correspondido, trocado e-mails, ligações e fotos e eu mera coadjuvante, mencionada apenas nos últimos contatos antes da viagem.

Viramos a sensação do ônibus, éramos as únicas brasileiras a bordo. Todos os chilenos queriam dar sua sugestão de passeio, ofereciam até mesmo lugar para ficarmos. Já estava adorando aquilo.

Na rodoviária do Chile, Luis Roberto, nosso anfitrião foi nos buscar. Uau! Não o conhecia, mas era bom encontrar alguém para nos buscar depois de quase 3 dias na estrada. De cara pegamos o metrô e sentia os olhares e achei que era apenas coisa da minha cabeça por causa do cansaço. Como chegamos no começo da noite, nos acomodamos, jantamos e aquele dia estava encerrado.

Na manhã seguinte, Pamela ( leia Pamêla ), faria compras e resolvemos acompanhá-la. É, não era impressão, as pessoas estavam mesmo olhando, e até o último dia naquele país eu seria olhada daquele jeito.

Não importava onde estivesse, fosse no supermercado, açougue, bolsa de valores, igreja, na rua, na feira... enfim, chamava a atenção de todos. Ganhei até o apelido de A Preferida, dado pela Mel e eu me chamava de Arara!!

Quando já estávamos um pouco mais à vontade com a família, perguntamos o porquê de tanto espanto comigo. A sinceridade foi assustadora: seus olhos, as ancas (!!!) e seus cabelos crespos.

CRESPOS!?! É, é assim que se diz enrolados em espanhol. De fato, em alguns momentos me senti um manequim com a roupa do último verão na vitrine. Pegavam nos meus cabelos, sem ao menos falar comigo, ficavam hipnotizados com meus cachinhos. Depois de alguns segundos olhavam para o meu rosto e viam meus olhos azuis, daí pronto! milhares de perguntas sobre a Amazônia, pois já sabiam que eu era brasileira por causa do meu corpo.

Sem brincadeira, era uma coisa impressionante. Mulheres, homens, velhos e crianças, por ninguém eu passada despercebida.
Depois de uma semana, Pamela fez uma proposta. "Case-se com Luis Andrés, meu irmão. Ele tem casa, carro e seguro de vida". Eu tive vontade de rir, imagine que convite mais sedutor.

Respondi que tinha família, emprego, faculdade aqui, não poderia mudar de vida assim de uma hora para outra. "Eu busco um trabalho pra você e nós seremos sua família, ele te acha linda, ama seus cabelos crespos", ela estava mesmo empenhada no matrimônio. E assim prosseguiu-se a viagem: quanto mais gente conhecia, mais fãs dos meus cachos fazia.

Faltando três dias para voltarmos, trocamos presentes com a Pamela. Perfumes brasileiros por perfumes chilenos. Minhas Havaianas também não voltaram e ela ainda queria uma outra lembrancinha... um cachinho!

Sem pestanejar, disse que queria cortar os cabelos. A Mel também se empolgou e fomos ao cabelereiro.

Não foi um corte de cabelos, foi um ritual. A cada cachinho cortado, a Pamela recolhia e dizia: este para Luis Andrés, este para mim, este para la Lala, este para Chaid...

Voltei com os cabelos pra lá de curtos. Como emagreci muito durante a viagem, a primeira vista parecia uma refugiada. Minha mãe ficou muito brava, disse que eu jamais viajaria de novo!

Fazer o que se meus cachinhos são um sucesso internacional? rs. De vez em quando ainda digo: Se tudo der errado volto para o Chile, porque lá sou quase miss!

Ps.: não coloquei legenda nas fotos (tsc). 1. Pamela, eu e a Mel no Parque Cerro Santa Lucia, segundo dia no Chile
2. No metrô em direção à rodoviária na volta ( ao fundo cartaz do filme do Garrincha)

4 comentários:

  1. muito bom rsrsrsrsrs adorei a história , achoq eu vou passar uma temporada lá para ver se consigo um novo namorado!rsrsrsrs
    liso?PARA
    cachos é MARA!

    ResponderExcluir
  2. Bob!!!
    A-DO-REI!
    Menina e esse chileno? Valia a pena?
    ahUAHUAH
    Não sabia desse episódio no salão!
    É ótimo!
    E uhuuu, vamos pro Chile!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bob! Sou a Cris, amiga da Pio (ou da Lari, ou do Sushi...rs), te conheci no show do Camelo! hahahah! Adorei esse blog! Queria ter mil cachinhos agora! Será que em algum país cabelos sempre despenteados e escorridos são atraentes?rs

    ResponderExcluir
  4. Fabi! Vai fundo rsrsrs... se não voltar com namorado pelo menos conheceu um lugar lindo!

    Dani do céu! Olha eu paguei um pauzinho p/ Luis André nome de novela mexicana, mas na boa, acho que tenho medo de casar kkkkk

    Oi Cris! Adorei te conhecer, pena que nos falamos pouco! Bem vindo ao nosso blog. rsrsrs acho que sempre tem um país para cada tipo de cabelo kkkk

    ResponderExcluir